terça-feira, 16 de setembro de 2014

Documentação

Documentos necessários para viajar para Itália.

O que não precisa:
-comprovante de febre amarela;
-visto, pois países que fazem parte do Tratado de Schenge não precisam de visto para entrar.

Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários. Um total de 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia(exceto Irlanda e Reino Unido) e três países que não são membros da UE (IslândiaNoruega e Suíça), assinaram o acordo de Schengen. LiechensteinBulgáriaRoménia e Chipre estão em fase implementação do acordo.
Espaço Schengen permite a livre circulação de pessoas dentro dos países signatários, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras. Mesmo que não haja controle nas fronteiras, os cidadãos residentes nos países signatários devem, por norma, portar um documento legal de identificação, como o bilhete de identidade. Para os turistas de países não signatários, a prova de identidade é sempre o passaporte ou, no caso de longa permanência, o documento legal substitutivo, emitido pelas autoridades de imigração de um dos países signatários.
O espaço Schengen não se relaciona com a livre circulação de mercadorias (embargos, etc.). Nesse caso, a entidade mediadora é a União Europeia, bem como os governos dos países membros que não participam do bloco económico.

Fonte: wikipedia

O que precisa:

- passaporte com pelo menos 6 meses de validade da data em que permanecerá no país.
veja dica do blog viajenaviagem: http://www.viajenaviagem.com/2012/08/passaporte-vencimento
-seguro saúde de no mínimo 30.000,00 euros. Atenção aqui: é OBRIGATÓRIO, pois se na imigração pedirem e vc não tiver, com certeza não entrará no país.
-reservas das hospedagens
-passagens de volta
-dinheiro que comprove sua subsistência no período. veja link: http://italiacatarinense.com.br/?q=node/165

No nosso caso, preparei uma pasta com todas as hospedagens, seguro saúde, bilhete de trem. Não precisei, como já descrevi no marcador AEROPORTO DE MALPENSA. Mas se precisasse estaria com tudo junto e de fácil acesso. Leve com você dentro da bolsa ou mochila.

Na Itália deixava o passaporte no hotel e andava apenas com uma cópia sem autenticação, pois nossa autenticação não vale lá. Apresentei nos hotéis sempre a cópia e aceitaram numa boa. Se por um acaso alguma autoridade local pedir o passaporte original peça que o acompanhe até seu hotel.

Quando comprei algo com cartão só pediram uma vez o documento de identificação. Daí apresentei a carteira de habilitação que foi aceito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita.