BOLONHA - Região da Emília-Romana - 24/08 - 4º dia
Cidade Etrusca em 510 a.C. No século II a.C., constituía uma colónia romana. Com a queda deste império, passou a pertencer aoImpério Bizantino, submetida à Ravena. No século XII era uma cidade independente e muito próspera. Em 1506 esteve sob controle papal. Entre 1796 e 1815, Bolonha foi ocupada por Napoleão Bonaparte; posteriormente, até 1859, pertenceu aos Estados Pontífices. Durante o período monárquico era um centro republicano emblemático e durante a Segunda Guerra Mundial foi intensamente bombardeada. Com o final do conflito tornou-se no centro italiano do socialismo e do comunismo.
É uma comuna italiana, capital e a maior cidade da região da Emília-Romanha, província de Bolonha, mais especificamente, entre o rio Reno e o rio Savena. Bolonha é uma cidade universitária animada e cosmopolita italiana, com espectacular história, arte, culinária, música e cultura, com cerca de 390.000 habitantes, é a sétima maior cidade em termos de população na Itália e é o coração de uma área metropolitana (oficialmente reconhecida pelo governo italiano como uma cidade metropolitana) de cerca de 1.000.000 habitantes. Wikipedia.
Chegamos em Bolonha por volta de 10h15min, num domingo ensolarado e com vias fechadas para turistas, tais como a via Dell Independenza que fica bem próximo a estação de trem e dar direto na piazza Maggiore, ponto de referencia da cidade.
![]() |
Bilhete para Bolonha comprado na Estação de Verona - bilhete para 4 pessoas |
Praça da Estação de Trem |
As calçadas da cidade são cobertas por arcadas. Você anda por quilômetros sem pegar chuva ou sol.
Arcadas da Cidade |
Saindo da estação você já entra na via dell Independenza, que no domingo fica interditada para turistas e ao fundo a Piazza Maggiore.
Via dell independenza |
Ainda na via Dell Independenza, entramos na Catedral, onde estava sendo rezada uma missa dominical.
Igreja na via dell independenza |
Parte interna da igreja |
PIAZZA MAGGIORE
A praça está fechada para o oeste pelo Palazzo Comunale (ou Accursio) , um complexo arquitetônico monumental do século XIV, agora a sede do Município de Bolonha, a arte Municipais coleções e o Museu Morandi , que também corre ao longo da adjacente Piazza del Netuno , no centro da qual se ergue a fonte com o mesmo nome (também conhecido como o gigante) feita em 1565 por Giambologna .
Piazza Maggiore |
PIAZZA DEL NETUNO
Estatua de Bronze de Netuno, obra do francês Jean Boulogne em típico estilo barroco.
Fonte del Netuno |
DUAS TORRES
As torres de Bolonha , com estruturas militares e nobre função de origem medieval, é um dos traços mais característicos da cidade.
Entre o XII eo século XIII o número de torres erguidas na cidade era muito grande: no passado houve uma conversa de 180.
As razões pelas quais muitas torres foram construídas ainda não são claros, mas acredita-se que as famílias mais ricas do período de investidura controvérsia pró-império, pro-papal, foram usando como instrumento de ataque e / ou defesa e como símbolo de potência.Wikipedia
Panorama das Torres no Séc. XI |
Due Torri - na Piazza di Porta Ravegnana |
Torre vista de outro ângulo |
BASÍLICA DE SÃO PETRÔNIO
A Basílica de São Petrônio é um edifício religioso de Bolonha, na Itália, sendo a quinta maior igreja católica do mundo, com 132m de comprimento e 60m de largura, com uma altura de 51m na fachada. Pode abrigar 28 mil pessoas.
A pedra fundamental foi lançada em 7 de junho de 1390, e foi erguida em estilo gótico. As obras se prolongaram por séculos, e a fachada jamais foi concluída. Durante o barroco foi um importante centro musical. Possui em seu interior várias obras de arte, de autores comoJacopo della Quercia, Lorenzo Costa, Agostino de' Marchi, Giovanni da Modena e Vignola. Também possui um relógio de sol desenhado por Giovanni Domenico Cassini. Wikipedia
![]() |
Basílica de San Petrônio |
Retornamos para Verona no final da tarde.
Link sobre a cidade de Bolonha:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita.