terça-feira, 16 de setembro de 2014

Veneza

VENEZA - REGIÃO DO VÊNETO - 25/08 e 26/08 





Veneza é um dos poucos lugares no mundo onde cada vez que você vai lá, mesmo depois de muitos anos, parece ser suspenso entre a realidade e a imaginação, e onde o ex-sempre excede o segundo. http://www.informagiovani-italia.com/Venezia.htm

É classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, destacam-se a imponente Basílica de São Marcos, na adjacente Praça de São Marcos, a famosa Ponte de Rialto sobre o Grande Canal, construída em 1588 segundo projeto de Antonio da Ponte, a Ca' d'Oro e numerosas igrejas e museus.Wikipedi




DIA 25/08 - 5º DIA


Chegamos em Veneza 9h40min, numa manhã de tempo limpo. Compramos o bilhete do vaporeto para 48h. Mais informações sobre transportes em Veneza no link http://www.veneziaunica.it/it/ecommerce/products/pack/biglietti-turistici-actv

Aqui uma dica: compre o bilhete do vaporeto para quantidade de dias que irá ficar, pois é o único meio de transporte para se deslocar de um local para outro. O preço de apenas uma corrida custa 7,00 euros. Existe também o Veneza Card que dar direito a entrar nos principais pontos turísticos. São vendidos nos quiosques que ficam na praça da estação assim como os bilhetes do vaporeto.
O bilhete do vaporeto funciona como um cartão magnético, basta passá-lo nos leitores que ficam nos pontos de entrada dos vaporetos.
Outra dica, pegue o vaporeto de nº 1 e dê uma volta por Veneza à noite, a visão é simplesmente belíssima.


O ponto do vaporeto



Os vaporetos circulando


Cartão do vaporeto




Para quem irá a Veneza, não deverá descer em Veneza Mestre, que fica um pouco afastada. Seria necessário pegar um trem ou ônibus para Veneza Santa Lucia - ilha.

Veneza Mestre

Em direção a estação de Santa Maria Novela.




Chegando em Veneza 


Os transatlâncos ancorados


Visão de dentro a estação Santa Maria Novela em Veneza


A estação vista da Praça


A primeira visão de quem sai da estação
Chegando na estação embarcamos no vaporeto e fomos para hotel deixar as bagagens. Ficamos no hotel Caneva http://www.hotelcaneva.com/. É importante pegar o mapa do hotel para não se perder no caminho.

Feito o check in fomos para ponto principal da cidade, a Piazza de São Marcos, que estava lotada de turistas.



PIAZZA SAN MARCO


Praça de São Marcos (em italianoPiazza San Marco) é a única1 praça de Veneza, e o seu principal destino turístico, com permanente abundância de fotógrafos, turistas e pombos. Atribui-se a Napoleão Bonaparte, embora muito provavelmente o deva fazer-se a Alfred de Musset, a autoria do epíteto de le plus élégant salon d'Europe (o salão mais belo da Europa).
Também é um dos únicos grandes espaços urbanos numa cidade europeia onde as vozes das pessoas se impõem sobre os sons do tráfego motorizado, o qual está restrito aos canais da cidade.
piza foi iniciada no século IX como área pequena frente à Basílica de São Marcos original. Foi estendida para a sua forma e tamanho atuais em 1177, quando o Rio Batario, que a limitava a oeste, e um porto que tinha isolado o Palácio Ducal da praça, foram aterrados. A reestruturação foi realizada para o encontro do Papa Alexandre III com o ImperadorFrederico Barba-Roxa. Wikipedia
Piazza São Marcos



As gôndolas na piazza São Marcos


Camelôs na Piazza San Marco


Recém casados tirando foto na Piazza São Marcos


Caminhamos pela cidade que é cortada por canais ligados por pequenas pontes.



Canais que cortam a cidade
Os canais


O táxi de Veneza


As ruas de Veneza



PONTE DOS SUSPIROS


Ponte dos Suspiros é uma ponte característica de Veneza, situado perto da Piazza San Marco em direção da Riva degli Schiavoni, que liga o Palazzo Ducale às Prigioni Nove, o primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão.
Conhecido em todo o mundo, fotografado pelos turistas provenientes de todos os lugares, lhe foi atribuído esse nome porque a lenda diz que, em tempos remotos, os prisioneiros (atravessando-a) suspiravam na ocasião de ver pela última vez o mundo externo.Wikipedia

Ponte dos suspiros
PONTE RIALTO

Ponte de Rialto é a ponte em arco mais antiga e mais famosa sobre o Grande Canal, na cidade italiana de Veneza. Ela foi formalmente a única ligação permanente entre os dois lados do Grande Canal, até abrirem as restantes travessias.
A primeira construção que cruzou o Grande Canal foi uma ponte flutuante, construída em 1181 por Nicolò Barattieri. Chamou-se Ponte della Moneta, presumivelmente pela cunhagem de moeda veneziana que se fazia perto da sua entrada oriental. Wikipedia


Ponte Rialto


Andar de gôndola em Veneza custa 80,00 euros. Levam até seis pessoas. A dica é, se estiver sozinho ou em dupla, se não quiser desembolsar essa pequena fortuna, junte-se a outros turistas. A corrida dura em torno de meia hora. Conhecer Veneza e não andar de gôndola é o mesmo que ir para estação de esqui e não esquiar.


Os gondoleiros


Os transatlânticos que ancoram diariamente
Almoçamos o primeiro e segundo prato, como os italianos fazem, acompanhado por um vinho tinto local a um preço bem em conta.
Primeiro Prato - lasagna de beringela
Primeiro prato - pasta ao molho pesto
Segundo prato - filé com beringela

À noite cidade fica ainda mais bela.


Anoitecendo


Anoitecendo



Noite em Veneza
As ruas à noite
Terminamos o 5º dia tomando um bom vinho numa das praças de Veneza como os turistas e locais fazem.


26/08 - 6º DIA

Acordamos um pouco tarde, tomamos café e fomos em direção as ilhas de Veneza: Murano e Burano. Para isso é necessário pegar o vaporeto próximo a piazza San Marco.

MURANO

Ilha famosa por seus cristais desde 1292.

Há diversas lojas vendendo desde de lembranças até cristais de alto valor agregado.







BURANO

Ilha de pescadores com diversas barracas vendendo praticamente de tudo.
Burano ao centro















Retornamos no final do dia e logo fomos procurar uma gôndola para fazer o tão famoso passeio. O passeio durou cerca de meia hora e passamos por lugares que só é possível de gôndola.








Terminado o passeio, retornamos para hotel e mais tarde fomos procurar um local para jantarmos. Encontramos o restaurante Sabrina que estava com o prato do dia a um preço bem acessível.
Novamente jantamos como os italianos, primeiro e segundo prato acompanhado por um vinho local e sobremesa.

http://www.ristorante-sabrina.it/



Primeiro prato - Lasanha a bolonhesa 
Segundo prato - frango com batatas
Sobremesa - tiramissú

Terminamos e fomos caminhar pela cidade que estava com uma temperatura agradável, em torno de 15º graus. Encontramos uma barraca bem no meio de uma encruzilhada cheia de Spritz, Belini e cervejas todas mergulhadas no gelo. Paramos por alí mesmo e entramos noite adentro degustando as bebidas.




Spritz é um aperitivo alcoólico que tem origem nos tempos da dominação austro-húngaro na região italiana de Friuli Venezia Giulia e na zona de Trieste. Em sua forma mais tradicional, ou seja, uma simples mistura de água com gás e vinho (tinto ou branco). Wikipedia





Beline é um coquetel composto de duas partes de proseco e uma parte de suco de pêssego branco (obtido após uma rigorosa seleção de pêssego branco maduro), e algumas gotas de framboesa.
Bellini é o resultado de um processo tecnológico perfeito desenvolvido por Canella após muitos anos de pesquisa para garantir todo o frescor.




Cerveja moretti:é uma empresa italiana especializada na produção de cerveja, fundada em 1859 em Udine na Itália por Luigi Moretti. Em 1996 a marca foi vendida para a sociedade holandesa Heineken. Wikipedia

No dia seguinte saímos às 7h25min em direção a Florença, onde chegamos às 9h30min.


O amanhecer em Veneza - aguardando o vaporeto para estação de trem






Link para compras de ingressos:

http://www.venice-museum.com/br/

Link sobre a cidade de Veneza:

http://www.informagiovani-italia.com/Venezia.htm

2 comentários:

  1. Olá, por favor, eu não entendi muito bem como chegar neste hotel, desde a estação Mestre. Ficaremos no mesmo hotel, e tenho passagens de trem que chegam na estação mestre, faço o que quando chegar lá? obrigada

    ResponderExcluir
  2. No caso de quem fica na Estação Mestre, terá que pegar um ônibus ou trem para estação Santa Maria Novela, que fica na ilha. Ao chegar na estação Sta. Maria Novela, vc terá que ir até um quiosque que fica na praça da estação e comprar o bilhete no vaporeto que te deixará no ponto próximo ao hotel. A forma de chegar ao hotel vc encontra no próprio site do hotel http://www.hotelcaneva.com/. Tem o passo a passo. No meu caso fiz uma simulação no google street. Mais informações detalhadas vc pode encontrar no blog toindoparaitalia.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita.