ROMA - VATICANO - DIA 03/09, DIA 3
Neste dia acordamos bem cedo, tomamos café no caminho e nos dirigimos para Vaticano. Da Piazza República pegamos o metrô, linha A, para estação Otaviano. Depois é só cainhar em direção ao Vaticano, acompanhando as diversas pessoas que se dirigem ao local. A caminhada é bastante tranquila, cerca de 15 minutos.
Neste dia, uma quarta-feira, a pretensão era visitar o museu do Vaticano e a Basílica de São Pedro. As entradas já havíamos comprado no Brasil. site http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/index.html, o preço 16,00 euros para visitar ambas.
Para nossa surpresa quando chegamos na Piazza de São Pedro, havia uma multidão aguardando o Papa. Era dia de audiência pública que funcionam uma vez por mês e justamente no dia em que estávamos visitando ela aconteceu. O aparato de segurança era enorme. Para conseguirmos entrar na Praça de São Pedro tivemos que passar por um detector de metal e revista das mochilas.
A Basílica e o Museu do Vaticano só iria reabrir após a audiência, então tivemos que esperar.
Caminho em direção ao Vaticano |
A Praça de São Pedro (em italiano Piazza di San Pietro) situa-se em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foi desenhada por Berninino século XVII em estilo clássico mas com adições do barroco. Ergue-se um obelisco do Antigo Egipto no centro.
O estilo clássico pode ser apreciado na colunata dórica que enquadra a entrada trapezoidal para a Basílica e a grande área oval que a precede. A parte oval da praça reflecte o estilo barroco, próprio da época daContra-Reforma.
Piazza de São Pedro |
Basílica de São Pedro |
Papa cumprimentado a multidão na Piazza de São Pedro |
A Basílica de São Pedro (em latim: Basilica Sancti Petri, em italiano Basilica di San Pietro) é uma basílica no Estado do Vaticano. Trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo.A construção do atual edifício, no local da antiga basílica erguida pelo Imperador Constantino, começou em 18 de abril de 1506 e foi concluída em 18 de novembro de 1626, sendo consagrada imediatamente pelo Papa Urbano VIII
Especificamente classificada pela UNESCO, catalogada e preservada como Patrimônio Mundial da Humanidade, a Basílica de São Pedro foi considerada o maior projeto arquitetônico da sua época e continua a ser um dos monumentos mais visitados e celebrados do mundo.Foi provado que sob o altar da basílica está enterrado São Pedro (de onde provém o nome da basílica) um dos doze apóstolos de Jesus e o primeiro Papa e, portanto, o primeiro na linha da sucessão papal.
Fila para entrar na Basílica de São Pedro |
Guarda do Vaticano na entrada da Basílica |
Entrando na Basílica |
Primeira vista quando entramos na Basílica Altar Papal Presbitério da basílica - ao lado está o túmulo do Papa Urbano VIII
Pietà - 1499 - é talvez a mais conhecida e uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista. Representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria. A fita que atravessa o peito da Virgem Maria traz a assinatura do autor, única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, «Miguel Angelo Buonarotus de Florença fez.»Michelangelo tinha 23 anos. Em função da pouca idade, muitos não acreditaram que fosse o autor. Assim, por isso teria inscrito o nome na faixa que atravessa o peito de Maria Wikipedia
Pietà, de Michelangelo - Basílica de São Pedro |
O Obelisco do Vaticano é um obelisco no centro da Praça de São Pedro no Vaticano, Roma. Originalmente do Egito, levado para o Vaticano por Calígula para decorar a "espinha" de seu novo Circo, onde posteriormente seria martirizado São Pedro.
O obelisco do Vaticano é desprovido de qualquer registro hieróglifo egípcio, mas possuí em duas das suas faces uma dedicação aos imperadores romanos Augusto e Tibério, feitos por Calígula. O obelisco provavelmente é nativo de Heliópolis(do Templo pilone de Rá), durante o reinado do faraó Amenemés II. A cruz de Cristo sobre o obelisco significa que Cristo venceu e está acima de tudo.
O obelisco do Vaticano foi originalmente trazido do Egitopor Calígula.Wipedia
Obelisco |
Os Museus Vaticanos ficam próximos a Piazza de São Pedro. Logo na entrada há revistas de bolsas e detectores de metal. Feito isso, no rol central trocamos o voucher recebido no email pelas entradas. Depois é só ir em direção a entrada principal do conglomerado.
Os Museus Vaticanos constituem um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos. Além destas instituições relativamente independentes entre si, das quais algumas possuem também subse(c)ções mais ou menos autônomas, os Museus Vaticanos supervisionam uma série de outros espaços dentro dos palácios da cidade do Vaticano, como galerias e capelas, que por si mesmos guardam alto interesse arquitetônico, histórico e artístico. Dentre eles destacam-se:
- 2 Museu Pio-Clementino
- 3 Museu Chiaramonti
- 4 Museu Gregoriano Etrusco
- 5 Museu Gregoriano Egípcio
- 6 Pinacoteca Vaticana
- 7 Museu Missionário-Etnológico
- 8 Museu Gregoriano Profano e Museu Pio-Cristão
- 9 Coleção de Arte Religiosa Moderna e Contemporânea
- 10 Outros espaços importantes
![]() |
Museus do Vaticano - Wikipedia |
Capela Sistina é uma capela do Palácio Apostólico, residência oficial do papa. Foi erguida entre 1475 e 1483, durante o pontificado de Sisto IV. De arquitetura despretensiosa, a capela é, contudo, um relicário para um mundialmente famoso conjunto de afrescos, executados por Michelangelo no teto e na parede do altar, e mestres como Perugino, Botticelli,Ghirlandaio, Signorelli, Pinturicchio, Piero di Cosimo e outros mais nas paredes laterais, representando diversas cenas bíblicas. A cena do Juízo Final, de Michelangelo, é um dos maiores marcos da arte maneirista e de toda a pintura ocidental.Wikipedia
Entradas |
Indicação para Capela Sistina - onde é proibido tirar fotos |
Direção para Museu do Vaticano |
Corredor |
Jardim da Pinha |
Escadaria Helicoidal - saída do museu do Vaticano |
Após a visita aos Museus do Vaticano, fomos almoçar nas imediações. Há vários restaurantes e lanchonetes por perto.
Fica dica: se for para Itália deixe para comprar artigos de vestuário, calçados e de maquiagem em Roma na Via del Corso. As coisas são mais em conta e há uma variedade enorme de produtos.
ua primitiva estrutura foi iniciada no ano 135 pelo imperador Adriano como um mausoléu pessoal e familiar (Tumbas de Adriano), concluído por Antonino Pio em 139]. O monumento, em travertino, era adornado por uma quadriga em bronze, conduzida por Adriano.
Em pouco tempo, entretanto, a sua função foi alterada, sendo utilizado como edifício militar. Nessa qualidade, passou a integrar a Muralha Aureliana em 403.
A sua actual designação remonta a 590, durante uma grande epidemia de peste que assolou Roma. Na ocasião, o Papa Gregório I afirmou ter visto o Arcanjo São Miguel sobre o topo do castelo, que embainhava a sua espada, indicando o fim da epidemia. Para celebrar essa aparição, umaestátua de um anjo coroa o edifício: inicialmente um mármore de Raffaello da Montelupo, e desde 1753, um bronze de Pierre van Verschaffelt sobre um esboço de Gian Lorenzo Bernini.
Durante a época medieval esta foi a mais importante das fortalezas pertencentes aos Papas. Serviu também como prisão para muitos patriotas, na época dos movimentos deunificação da Itália ocorridos no século XIX. Wikipedia
Castelo de Sto Ângelo |
Palácio da Justiça de Roma - Próximo ao Castelo de Santo Ângelo |
Rio Tibre |
Piazza di Spagna, em português traduzido para Praça da Espanha, é um dos mais deslumbrantes locais da cidade de Roma.
Ponto de encontro diurno e noturno de romanos e turistas, tem uma escadaria monumental em três seções, seguida na seção central por outras escadas que sobem nas laterais e levam à igreja de Trinità dei Monti. A construção da escadaria se deve ao arquiteto Francesco de Sanctis (de 1723 a 1726) às custas do embaixador da França, Etienne Gueffier.
A fonte no centro da praça, na forma de um barco (Barccacia), é afetuosamente chamada pelos romanos de La Barcaccia, ou velha banheira. É atribuída a Gian Lorenzo Bernini ou a seu pai Pietro Bernini e foi feita em 1627 - 1629,segundo dizem esta foi inspirada pela chegada à praça de um barco durante a inundação do rio Tibre 1598. A anedota serviu para que o Papa Urbano VIII encargasse a Pietro Bernini a execução da obra, ajudado por seu filho que mais tarde lhe superaria em fama e técnica, Gian Lorenzo. Wikipedia
Piazza di Spagna |
Vista das escadarias |
Via del Corso, contempla diversas lojas, tanto as mais populares como as mais sofisticadas. Há também lojas de departamentos como H&M com preços bem acessíveis e uma grande variedade.
Principal via de comércio de Roma e da Itália |
Via del Corso |
Neste ultimo dia em Roma chegamos no Hotel bem tarde, mas a tempo de preparar as malas e mochilas, que a esta altura já estavam bem pesadas, para partimos no dia seguinte para Sorrento, na Costa Amalfitana, bem ao Sul da Itália, via Nápoles, passando por Pompeia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita.