sexta-feira, 10 de outubro de 2014

12º Roma - dia 2

ROMA - 02/09 - 13º DIA - DIA 2


Neste dia tínhamos entradas para visitação do Coliseu, Foro Romano e Palatino. As entradas foram compradas no Brasil no site oficial  http://www.coopculture.it/en/colosseo-e-shop.cfm. Para quem tem pretensões de visitar outros museus, há o roma pass, que dar direito a entradas de graça no Coliseu e descontos nos demais museus. Veja os detalhes sobre Roma Pass no link do blog viaje na viagem http://www.viajenaviagem.com/2012/06/roma-pass.
 Como não haveria tempo para visitar todos os museus optamos por adquirir somente ingressos para Coliseu, Foro Romano e Palatino. Esses três locais consomem praticamente meio dia ou até mais a depender da quantidade de turistas. Como chegamos cedo e já tínhamos os ingressos, não pegamos fila, mas a visitação nos ocupou praticamente toda a manhã. Neste dia fomos almoçar bem tarde. Leve um lanche.
 Então fica a dica: como já falei antes, compre os ingresso no Brasil para evitar filas e perca de tempo nos locais a serem visitados. 



O Coliseu atualmente é uma das maiores atrações turísticas em Roma e em 7 de julho de 2007 foi eleita umas das "Sete maravilhas do mundo moderno".O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio (em latim: Amphitheatrum Flavium), é um anfiteatro construído no período da Roma Antiga. Deve seu nome à expressão latina Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal doimperador romano Nero, que ficava perto da edificação. Localizado no centro de Roma, é uma excepção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetônico. Originalmente capaz de abrigar perto de 50 000 pessoas1 , e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou entre oito a dez anos a ser construído.
O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 400 anos, tendo sido o último registro efetuado no século VI da nossa era, bastante depois da queda de Roma em 476. O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão.
Embora esteja agora em ruínas devido a terremotos e pilhagens, o Coliseu sempre foi visto como símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitetura. Wikipedia



Coliseu visto da área externa

Parte interna do Coliseu


Parte interna do coliseu


Parte interna do Coliseu






Após visitarmos o Coliseu fomos em direção as ruínas onde ficam o Fórum Romano e o Palatino, dentre outras atrações, tudo ao lado do Coliseu, basta atravessar uma rua e passar pela bilheteria.



Depois de passar pela bilheteria descemos em direção as ruínas


As placas indicando os locais






Fórum Romano (em latimForum Romanum; em italianoForo Romanum) localizado no centro de Roma, é um fórum (praça) rectangular, circundado pelas ruínas de várias construções públicas de grande importância cultural. O principal centro comercial da Roma Imperial, este espaço era popularmente conhecido como Fórum Magno (Forum Magnum) ou, simplesmente,Fórum.
Foi durante séculos o centro da vida pública romana: o local de cerimónias triunfais e de eleições, o local onde se realizavam discursos públicos, os processos criminais, os confrontos entre gladiadores, e o centro dos assuntos comerciais. Aqui, estátuas e monumentos celebraram os grandes homens da cidade. O coração da Roma antiga, foi considerado o ponto de encontro mais conhecido do mundo, em toda a história.1 Localizado no pequeno vale entre o Monte Palatino e o Monte Capitolino, o fórum é atualmente uma extensa ruína de fragmentos arquitectónicos e um sitio de escavações arqueológicas intermitente de elevada atração turística.A maioria das estruturas arquitectónicas mais importantes da antiga cidade foram encontradas no fórum ou perto deste. Os santuários e templos do reino romano localizavam-se na parte sudeste da cidade. Dentre estes situava-se a antiga residência real, a Régia (século VIII a.C.), o Templo de Vesta (século VII a.C.) e ainda o complexo da Casa das Vestais, os quais foram reconstruídos após a ascensão deRoma Imperial. Wikipedia
Fórum Roman



Fórum Romano


monte Palatino é uma das sete colinas de Roma. Tem 70 metros de altura e nas suas encostas foram construídos, de um lado, o Fórum Romano, e do outro, o Circo Máximo. O local é hoje um grande museu ao ar livre, visitado durante o dia. 
O nome deriva de Pales, o deus dos pastores. Segundo a lenda da fundação de Roma, sobre o Palatino foi edificada a cidade quadrada de Rómulo. Já sítio habitado na idade do Ferro (como provam vestígios arqueológicos) acolhe também as ruínas mais antigas de Roma, como restos de muralha (séculos VI–IV a.C.) e uma cisterna.
No século III a.C. foram construídos os templos de Júpiterde Vitória e da Magna Mater (Deusa-mãe, a Grande Mãe), enquanto que no último período republicano foram construídas muitas habitações patrícias.wikipedia




Palatino
Palatino visto de outro ângulo





Arco de Constantino é um arco triunfal em Roma, a curta distância para oeste do Coliseu. Foi erigido para comemorar a vitória de Constantino na Batalha da Ponte Mílvio312. A batalha está representada na banda pouco esculpida sobre o lado direito do arco, na frente oposta ao Coliseu. O arco foi inaugurado oficialmente em 25 de julho de 315. Wikipedia



Arco de Constantino



Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II (Monumento Nacional a Vítor Emanuel II), Altare della Patria (Altar da Pátria) ou ainda Il Vittoriano é um monumento em honra a Vítor Emanuel II da Itália, primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria italiana. Situa-se em Roma entre a Piazza Venezia e o Monte Capitolino tendo sido projetado po rGiuseppe Sacconi em 1885. Foi inaugurado em 1911 e completado em 1935.
Feito de puro mármore branco de BotticinoBréscia, apresenta majestosa escadariacolunas coríntias, fontes, uma enorme estátua equestre de Vítor Emanuel e duas estátuas da deusa Vitória em quadrigas. A estrutura tem 135 m de largura e 70 m de altura, mas se as quadrigas e as vitórias aladas forem incluídas, a altura passa a ser de 81 m. A base do monumento abriga o museu da Unificação Italiana. Wikipedia





Monumento Vitorin Emanuelle na Piazza Venezia
Piazza Venezia: O lado ocidental da praça é ocupado pela fachada renascimentista do Palácio Veneza que foi, por um breve período, palácio papal e, entre1564 e 1797, sede da representação da Repubblica Serenissima, cognome atribuído pelos Estados Pontifícios. A fachada deste edifício pertence à memória dos habitantes, já que era nas suas varandas que Benito Mussolini fazia os seus discursos, nos anos do fascismo. Atualmente é um museu.wikipedia






Piazza Venezia


Este dia foi bastante cansativo, ocupamos praticamente toda manhã para visitarmos o Coliseu, Palatino e Fórum Romano. Almoçamos bem tarde e finalizamos o dia na Piazza Venezia.

No ultimo dia em Roma, 03/09, dia 3, fomos conhecer o Vaticano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita.