Neste dia tínhamos entradas para visitação do Coliseu, Foro Romano e Palatino. As entradas foram compradas no Brasil no site oficial http://www.coopculture.it/en/colosseo-e-shop.cfm. Para quem tem pretensões de visitar outros museus, há o roma pass, que dar direito a entradas de graça no Coliseu e descontos nos demais museus. Veja os detalhes sobre Roma Pass no link do blog viaje na viagem http://www.viajenaviagem.com/2012/06/roma-pass.
Como não haveria tempo para visitar todos os museus optamos por adquirir somente ingressos para Coliseu, Foro Romano e Palatino. Esses três locais consomem praticamente meio dia ou até mais a depender da quantidade de turistas. Como chegamos cedo e já tínhamos os ingressos, não pegamos fila, mas a visitação nos ocupou praticamente toda a manhã. Neste dia fomos almoçar bem tarde. Leve um lanche.
Então fica a dica: como já falei antes, compre os ingresso no Brasil para evitar filas e perca de tempo nos locais a serem visitados.
O Coliseu atualmente é uma das maiores atrações turísticas em Roma e em 7 de julho de 2007 foi eleita umas das "Sete maravilhas do mundo moderno".O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio (em latim: Amphitheatrum Flavium), é um anfiteatro construído no período da Roma Antiga. Deve seu nome à expressão latina Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal doimperador romano Nero, que ficava perto da edificação. Localizado no centro de Roma, é uma excepção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetônico. Originalmente capaz de abrigar perto de 50 000 pessoas1 , e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou entre oito a dez anos a ser construído.
O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 400 anos, tendo sido o último registro efetuado no século VI da nossa era, bastante depois da queda de Roma em 476. O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão.
Embora esteja agora em ruínas devido a terremotos e pilhagens, o Coliseu sempre foi visto como símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitetura. Wikipedia
![]() |
Coliseu visto da área externa |
![]() |
Parte interna do Coliseu |
![]() |
Parte interna do coliseu |
![]() |
Parte interna do Coliseu |
![]() |
Após visitarmos o Coliseu fomos em direção as ruínas onde ficam o Fórum Romano e o Palatino, dentre outras atrações, tudo ao lado do Coliseu, basta atravessar uma rua e passar pela bilheteria.
Depois de passar pela bilheteria descemos em direção as ruínas |
As placas indicando os locais |
O Fórum Romano (em latim: Forum Romanum; em italiano: Foro Romanum) localizado no centro de Roma, é um fórum (praça) rectangular, circundado pelas ruínas de várias construções públicas de grande importância cultural. O principal centro comercial da Roma Imperial, este espaço era popularmente conhecido como Fórum Magno (Forum Magnum) ou, simplesmente,Fórum.
Foi durante séculos o centro da vida pública romana: o local de cerimónias triunfais e de eleições, o local onde se realizavam discursos públicos, os processos criminais, os confrontos entre gladiadores, e o centro dos assuntos comerciais. Aqui, estátuas e monumentos celebraram os grandes homens da cidade. O coração da Roma antiga, foi considerado o ponto de encontro mais conhecido do mundo, em toda a história.1 Localizado no pequeno vale entre o Monte Palatino e o Monte Capitolino, o fórum é atualmente uma extensa ruína de fragmentos arquitectónicos e um sitio de escavações arqueológicas intermitente de elevada atração turística.A maioria das estruturas arquitectónicas mais importantes da antiga cidade foram encontradas no fórum ou perto deste. Os santuários e templos do reino romano localizavam-se na parte sudeste da cidade. Dentre estes situava-se a antiga residência real, a Régia (século VIII a.C.), o Templo de Vesta (século VII a.C.) e ainda o complexo da Casa das Vestais, os quais foram reconstruídos após a ascensão deRoma Imperial. Wikipedia
![]() |
Fórum Roman |
Fórum Romano |
O monte Palatino é uma das sete colinas de Roma. Tem 70 metros de altura e nas suas encostas foram construídos, de um lado, o Fórum Romano, e do outro, o Circo Máximo. O local é hoje um grande museu ao ar livre, visitado durante o dia.
O nome deriva de Pales, o deus dos pastores. Segundo a lenda da fundação de Roma, sobre o Palatino foi edificada a cidade quadrada de Rómulo. Já sítio habitado na idade do Ferro (como provam vestígios arqueológicos) acolhe também as ruínas mais antigas de Roma, como restos de muralha (séculos VI–IV a.C.) e uma cisterna.
No século III a.C. foram construídos os templos de Júpiter, de Vitória e da Magna Mater (Deusa-mãe, a Grande Mãe), enquanto que no último período republicano foram construídas muitas habitações patrícias.wikipedia
Palatino |
Palatino visto de outro ângulo |
O Arco de Constantino é um arco triunfal em Roma, a curta distância para oeste do Coliseu. Foi erigido para comemorar a vitória de Constantino na Batalha da Ponte Mílvio, 312. A batalha está representada na banda pouco esculpida sobre o lado direito do arco, na frente oposta ao Coliseu. O arco foi inaugurado oficialmente em 25 de julho de 315. Wikipedia
![]() |
Arco de Constantino |
O Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II (Monumento Nacional a Vítor Emanuel II), Altare della Patria (Altar da Pátria) ou ainda Il Vittoriano é um monumento em honra a Vítor Emanuel II da Itália, primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria italiana. Situa-se em Roma entre a Piazza Venezia e o Monte Capitolino tendo sido projetado po rGiuseppe Sacconi em 1885. Foi inaugurado em 1911 e completado em 1935.
Feito de puro mármore branco de Botticino, Bréscia, apresenta majestosa escadaria, colunas coríntias, fontes, uma enorme estátua equestre de Vítor Emanuel e duas estátuas da deusa Vitória em quadrigas. A estrutura tem 135 m de largura e 70 m de altura, mas se as quadrigas e as vitórias aladas forem incluídas, a altura passa a ser de 81 m. A base do monumento abriga o museu da Unificação Italiana. Wikipedia
![]() |
Monumento Vitorin Emanuelle na Piazza Venezia |
Piazza Venezia |
No ultimo dia em Roma, 03/09, dia 3, fomos conhecer o Vaticano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita.