sábado, 27 de setembro de 2014

12º Roma - dia 1

ROMA - REGIÃO DO LAZIO - 01/09 A 03/09



É uma cidade e uma comuna especial (chamada "Roma Capitale") da Itália. É a capital do país, daprovíncia homônima e também da região do Lácio. Com 2,7 milhões de habitantes em 1.285,3 km² de área, também é a maior cidade italiana e a quarta cidade mais populosa da União Europeia.


história de Roma abrange mais de dois mil e quinhentos anos, desde a sua fundação lendária em 753 a.C. Roma é uma das mais antigas cidades continuamente ocupadas na Europa e é conhecida como "A Cidade Eterna", uma ideia expressa por poetas escritores da Roma AntigaO seu centro histórico é classificado pela UNESCO como Patrimônio MundialMonumentos e museus tais como os Museus Vaticanos e o Coliseu estão entre os destinos turísticos mais visitados do mundo, sendo que ambos os locais recebem milhões de turistas por ano. Wikipedia
Coliseu

ROMA - 01/09 - 12º DIA - DIA DA CHEGADA


Saímos de Florença às 7h38min. Chegamos em Roma, às 9h18min debaixo de muita chuva, que logo cessou. Da estação de trem, Roma Termini, para hotel era próximo, deixamos as malas e fomos conhecer a cidade. A primeira parada foi na praça Fontana di Trevi, que estava em reforma. Pena! Mesmo assim era possível chegar bem próximo, isso porque havia uma passarela colocada para que o turista pudesse observar os monumentos bem de perto.


Hotel Miami em Roma: http://www.hotelmiami.com/


A Fontana di Trevi (Fonte de Trevos, em português) é a maior (cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura) e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália e está localizada na rione Trevi, em Roma.
A fonte situava-se no cruzamento de três estradas (tre vie), marcando o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. No ano 19 a.C., supostamente ajudados por uma virgem, técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de 22 quilômetros da cidade (cena representada em escultura na própria fonte, atualmente). A água desta fonte foi levada pelo menor aqueduto de Roma, diretamente para os banheiros de Marco Vipsânio Agripa e serviu a cidade por mais de 400 anos.


O monumento foi o cenário de uma das cenas mais famosas do cinema italiano: em La Dolce Vita de Federico Fellini, Anita Ekberg entra na água e convida Marcello Mastroianni a fazer o mesmo. Wikipedia











Foto wikipedia

Depois nos dirigimos para Pantheon, na Piazza Della Rotonda.

Panteão, situado em RomaItália, também conhecido como Panteão de Agripa, é o único edifício construído na épocagreco-romana que, actualmente, se encontra em perfeito estado de conservação. Desde que foi construído que se manteve em uso: primeiro como templo dedicado a todos os deuses do panteão romano (daí o seu nome) e, desde o século VII, como templo cristão. É famoso pela sua cúpula.
O Panteão original foi construído em 27 a.C., durante a República Romana, durante o terceiro consulado de Marco Vipsânio Agripa. Efectivamente, o seu nome está inscrito sobre o pórtico do edifício. Lê-se aí: M.AGRIPPA.L.F.COS.TERTIUM.FECIT, o que significa: "Construído por Marco Agripa, filho de Lúcio, pela terceira vez cônsul". Wikipedia





Fachada do Panteão


A cúpula


Interior


Um dos inúmeros altares

Após conhecermos o Panteão, fomos em direção a Piazza Navona. No caminho nos deparamos com o tradicional e o tecnológico.





Passeio de Charrete


Carro elétrico



A Praça Navona (em italiano: Piazza Navona) é uma das mais célebres praças de Roma. A sua forma assemelha-se à dos antigos estádios da Roma Antiga, seguindo a planificação do Estádio de Domiciano . A Navona passou de fato a caracterizar-se como praça nos últimos anos do século XV, quando o mercado da cidade foi transferido do Capitólio para aí. Foi remodelada para um estilo monumental por vontade do Papa Inocêncio X. Sofreu intervenções de Gian Lorenzo Bernini (a famosa Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios, 1651) ao centro); de Francesco Borromini e Girolamo Gainaldi (a igreja de Sant'Agnese in Agone); e dePietro de Cortona, que pintou a galeria no Palácio Pamphilj, sede da embaixada do Brasil na Itália desde 1920. Wikipedia



Piazza Navona 




Piazza Navona -A Fontana dei Quattro Fiumi, obra de Benini - Fonte dos Quatro Rios, 1651


Piazza Navona - Fontana del Moro - 1576


Embaixada do Brasil na Piazza Navona

Já era hora do almoço e como estávamos próximo ao Campo Dei Fiore, resolvemos procurar um restaurante.



O Campo de Fiori (tradução: Campo das Flores, ou, livremente, Mercado das Flores) é uma praça no centro de Roma, ao leste do rioTibre. A praça também confere o nome ao bairro daquele local.


Todos os dias, exceto aos domingos, lá ocorre um dos maiores mercados de Roma. No meio da praça há uma estátua, erigida em 1881, em homenagem ao filósofo Giordano Bruno, queimado vivo naquele local em 17 de fevereiro de 1600, por ter afirmado, assim como Galileu Galilei, que a Terra é que girava em torno do Sol e não o contrário.
Além de flores, alimentos frescos também são oferecidos pelos agricultores de lá. Wikipedia







Campo dei Fiori


Restaurante onde almoçamos


Brusqueta


Salada 





espaguete com frutos do mar




 Depois do almoço retornamos para hotel, pois estávamos bem cansados. Mais tarde, saímos para procurar uma lavanderia (verificar MARCADOR LAVANDERIA) e comprar ingresso para um  jogo beneficente no estádio Olímpico de Roma, promovido pelo Papa, com a presença de grandes jogadores do passado e presente do mundo inteiro, tais como, Maradona, Baggio, Masquerano (do Barcelona), Buffon e muitos outros.

À noite, para nos deslocarmos para o estádio, fizemos o seguinte trajeto: pegamos o metrô na estação da Republica - linha vermelha - em direção a estação Batistini e descemos, antes, na estação Flaminio. Depois, ao sair da estação Flaminio, pegamos o bonde número 2 e descemos na ultima parada, na praça A. Mancini. Seguimos a multidão, caminhamos um pouco, atravessamos uma ponte e logo avistamos o estádio. O retorno, como era noite e o jogo terminou quase meia noite, pegamos o bonde nº 2 de volta, no mesmo lugar onde havíamos descido e um ônibus até a praça da Republica, pois o metrô já estava fechado.






O estádio


Arquibancada


Escalação do Time


Escalação do time


Maradona - que jogou o dois tempos
Estádio Olímpico de Roma

Na volta, descemos num ponto de ônibus da Praça da República, bem próximo do hotel e como já era bem tarde compramos uma pizza no Pub Irlandês, único local nas redondezas que ainda estava aberto e levamos para comer no hotel.

No outro dia, 02/09, 13º dia, tínhamos bilhete comprado para visitar o Coliseu, Ruínas do Forum Romano e Palatino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita.